Available courses

Saúde da Criança e do Adolescente I

Saúde da Criança e do Adolescente I

Boa noite, prezados acadêmicos !

É um enorme prazer, embarcar com os senhores nessa aventura chamada APRENDIZAGEM! Aqui todos podem ensinar e aprender, basta QUERER ; )

SALA DOS PROFESSORES - POS-GRADUAÇÃO
Livia Cardoso Gomes RosaAnna Paula Coimbra de PaivaCaroline Maria da Costa MorgadoTalitha Demonjour SilvaThamires Monteiro de MedeirosDANIEL OLIVEIRABeatriz Zocal da Silva

SALA DOS PROFESSORES - POS-GRADUAÇÃO

ESSE AMBIENTE FOI DESENVOLVIDO PARA QUE POSSAMOS TROCAR INFORMAÇÕES, FERRAMENTAS E MUITO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO FABA NESSE MOMENTO DE VIRTUALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO, DADO O CENÁRIO TÃO COMPLEXO QUE ESTAMOS PASSANDO NO BRASIL E NO MUNDO. 

ESPERAMOS TRAZER ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO E SUPORTE PARA QUE POSSAMOS DESENVOLVER AS DISCIPLINAS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. 

Fisiologia do Exercício
Ighor Amadeu Dias Henriques

Fisiologia do Exercício

Descrever as bases gerais da fisiologia do exercício nos diferentes sistemas, seus mecanismos da adaptação e dos elementos determinantes, controladores, reguladores e moduladores da função e Integração das bases informativas do funcionamento celular, tissular e dos órgãos durante a atividade física.

Setores de Radiofarmácia
Alexandre dos Santos Gomes

Setores de Radiofarmácia

A cadeira de Setores de Radiofarmácia visa apresentar, classificar, caracterizar e difundir a operacionalidade de cada um dos diferentes Serviços de Radiofarmácia existentes, dentre os quais se destacarão as Radiofarmácias Industrial, Centralizada e Hospitalar. Trata-se de disciplina fundamental para o preparo técnico do profissional especialista formado pelo Curso de Pós-Graduação em Medicina Nuclear & Radiofarmácia da FABA.

Fundamentação da Atenção à Saúde
Juliane de Moura MelloAmanda Franco

Fundamentação da Atenção à Saúde

EMENTA: 

  • Políticas públicas de saúde brasileira e o passeio pelos princípios éticos que norteiam o processo saúde-doença em sua dimensão histórico-social.

OBJETIVO:

  • Refletir sobre a evolução histórica da Atenção primária no Brasil nos diversos contextos históricos, tendo como referência as políticas de saúde no Brasil e as transformações sociais.
  • Analisar os marcos legais de Fundamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas normas de gestão e financiamento.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

  • Compreender a historicidade dos modelos explicativos de saúde-doença, bem como os determinantes sociais de saúde, para relacioná-los à prática do cuidado no SUS.
  • Reconhecer os modelos sanitários que existiam antes do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de compará-los ao modelo instituído a partir da Constituição de 88 e outras legislações relevantes como as Leis 8080 e 8142.
  • Ser capaz de explicar o processo de construção da Atenção Primária à Saúde, no Brasil, analisar questões político-social-econômicas envolvidas para assim, avaliar as atuais condições de assistência/cuidado.
  • Conhecer como se organiza a rede de atenção à saúde (RAS) e suas complexidades no intuito saber avaliar diferentes realidades da saúde pública.

Anatomia para graduandos

Anatomia para graduandos

Curso voltado para graduandos da área da saúde que desejam aprimorar os conhecimentos sobre a anatomia. 

Trata-se de um curso de aprimoramento profissional, cujo o objetivo é apresentar os principais sistemas do corpo humano.