O curso forma um profissional capaz de atuar nas três grandes áreas da profissão: fármacos e medicamentos; análises clínicas e toxicológicas; produção, controle e análise de alimentos. Será capacitado, ainda, a desenvolver pesquisas e preparo de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal.

As disciplinas oferecidas capacitam a examinar e testar substâncias e princípios ativos, observando as reações provocadas no organismo; realizar análises clínicas e toxicológicas; orientação farmacológica e fármaco-vigilância e atuar no combate à infecção hospitalar.

O Brasil criou seu primeiro curso de Farmácia em 1832, no Rio de Janeiro. Até então, o boticário era o profissional autorizado a exercer as funções correspondentes às do atual farmacêutico.

• No Brasil, em 1837, formaram-se os 6 primeiros farmacêuticos na Faculdade do Rio de Janeiro;
• 1839 – Escola de Farmácia de Ouro Preto;
• 1896 –Escola de Farmácia de Porto Alegre;
• 1899 –Escola de Farmácia de São Paulo;
• 1912 –Escola de Farmácia da UFPR.
• 1931 –a profissão de farmacêutico foi regulamentada, passando a ser exercida apenas por profissional diplomado em instituições de ensino oficialmente reconhecidas.
• 2001 – Primeiro curso de Farmácia da Zona Oeste – Faculdade Bezerra de Araújo.

A criação do Curso Superior de Farmácia da FABA, autorizada no ano de 2001, foi motivada também pela carência constatada na região. É importante destacarmos que não existia curso superior de Farmácia na Zona Oeste, o que demonstra o pioneirismo desta IES.

O mercado de trabalho da área está em expansão. Há oportunidades como:

Nutricionista da área hospitalar, consultórios e spas, Gestor de unidade de alimentação e nutrição em restaurantes, hotéis e empresas, creches, colégios etc.;

Orientador no sistema de vendas de produtos e suplementos alimentares (marketing); Responsável pela investigação cientifica e carreira universitária; Consultor de empresas de informática na produção de softwares em Nutrição; Nutricionista em academias de ginástica, clubes e associações; Nutricionista em Clubes e equipes de Atletas olímpicos e outros de alta performance, Responsável técnico na área de Nutrição em Geriatria e Gerontologia; Criação e desenvolvimento de novos produtos em Tecnologia dos Alimentos: indústrias, laboratórios de alimentos etc.; Nutricionista na área de vigilância sanitária, fiscalização de estabelecimentos que comercializam alimentos e refeições.

Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc.

Laboratórios de Informática, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Histologia, Laboratório de Parasitologia, Laboratório de Avaliação Nutricional e Dietoterapia, Laboratório de Tecnologia de Alimentos, Laboratório de Técnica Dietética, Laboratório de Nutrição Experimental, Laboratório de Bromatologia, Laboratório de Microbiologia de Alimentos, Laboratório de Higiene dos Alimentos, Laboratório de Análise Sensorial, Laboratório de Química Experimental.

CONDIÇÃO ESPECIAL

VANTAGENS E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ FAZER A SUA TRANSFERÊNCIA:

 25% de desconto nas mensalidades até o final do curso¹²;

 Resultado da análise curricular no ato;

 Ingresso sem a necessidade de realizar a prova;

 Corpo docente composto por mestres e doutores;

 Cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC;

 Infraestrutura de alto padrão;

VANTAGENS E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ FAZER A SUA 2ª GRADUAÇÃO:

50% de desconto nas mensalidades até o final do curso para ex-alunos FABA;

 Resultado da análise curricular no ato;

 Ingresso sem a necessidade de realizar a prova;

 Corpo docente composto por mestres e doutores;

 Cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC;

 Infraestrutura de alto padrão;

Erica Velloso
Coordenadora do Curso

Duração

05 anos

Tipo de Formação

bacharelado

Tipo de Curso

presencial

Turnos

noite

Reconhecimento

1087, de 14/12/2006 D.O de 19/12/2006