Podemos constatar através das mídias sociais que o Brasil se encontra nas primeiras posições do mercado mundial de cosméticos, e também o segundo em números de cirurgias plásticas reparadoras, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Também percebemos a crescente preocupação com a estética e o corpo saudável, não só entre mulheres, mas também entre os homens e público de idosos. Além da necessidade de ampliar as discussões sobre a promoção do embelezamento com saúde e suas diversidades étnicos raciais e culturais.
Levando isso em consideração, sentimos a necessidade de oferecer um curso que capacite profissionais da área de saúde para atender essa demanda crescente. Um curso de pós-graduação Latu Senso com especialização na área de Enfermagem Estética que queiram se capacitar nessa área, aprendendo novas técnicas e métodos, pautados em pesquisas científicas, com ética e segurança para a sociedade.

Geral:
-Especializar profissionais da área da saúde ao conhecimento das principais disfunções dos sistemas corporais e inestéticas, bem como o planejamento e implementação nos procedimentos clínicos-estéticos nos diversos recursos tecnológicos eletroterapêuticos, manuais e formulações bioquímicas.

Específicos:
– Reconhecer as principais disfunções estéticas corporais, faciais, capilares dos sistemas tegumentar, linfático, vascular, muscular, cardiorrespiratório, digestivo, endócrino;
– Eleger os métodos e técnicas de tratamento, ações preventivas de alterações estéticas procedentes dos sistemas tegumentar, linfático, vascular, muscular, cardiorrespiratório, digestivo, endócrino;
– Oferecer à profissional possibilidade de atualização e aperfeiçoamento em métodos de avaliação e construção de programas de tratamentos faciais, corporais, capilares nas evidências patológicas com ênfase em estética, nas intervenções por ativos cosméticos cosmecêuticos, nutracêuticos eletroterapêuticos e manuais;
– Formar profissionais competentes a desenvolverem projetos, elaboração de artigos e de pesquisas nas áreas de estudos concentradas na cosmetologia nos cosmecêuticos e nos nutracêuticos, evidenciando possíveis combinações com recursos eletroterapêuticos e manuais com ênfase em alterações estéticas;
– Estimular o atendimento terapêutico humanizado junto à equipe multidisciplinar compreendendo a relevância que cada especialista pode oferecer aos resultados esperados pelo cliente movidos por valores éticos.

Profissionais nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Estética (Graduação Tecnológica) e profissionais de saúde. Os mesmos devem apresentar certificado devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação.

•Enfermagem Estética
•Biomedicina Estética
•Farmácia Estética
•Saúde Estética

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação, têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia, de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Pós-Graduação FABA: profissionais altamente gabaritados dão credibilidade aos cursos.  Grande parte com titulação acima do solicitado pelo MEC – é constituída de mestres e doutores.

Apresentará qualificação tecnológica e científica respeitando a ética e bioética sendo capazes de acolher aos anseios de adolescentes, mulheres, homens, idosos que busquem cuidados preventivos terapêuticos, avaliações a atenção de alterações capilares, faciais, corporais, com ênfase em saúde de enfermagem estética. Desta forma habilitados e reconhecidos na forma da lei e regulamentados pelos seus respectivos conselhos.

As disciplinas serão oferecidas em módulos, através de aulas expositivas, práticas, discussão de artigos científicos e casos clínicos. Como exigência de conclusão do curso será necessária a elaboração de artigo científico.

Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

Inicio

16/09/2017

Tipo de Curso

Presencial

Duração

18 meses
420 Horas-Aula

Coordenador(a) do Curso

Profª Msc. Ana Carla Alves & Profª Msc. Arlete Francisca

minicurrículo

Graduação em Enfermagem pela FABA – Faculdade Bezerra de Araújo.
Possui Pós Graduação em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura pela Pestalozzi. Especialização em Promoção para a Saúde, com Ênfase em Saúde da Família pela UFF- Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Saúde Coletiva  pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Docente da FABA – Faculdade Bezerra de Araújo. Foi Docente da UNIG – Universidade Iguaçu por dez anos nos cursos de Enfermagem e Estética. Atuou como coordenadora da Graduação Tecnológica em Estética da UNIG. Foi Enfermeira Chefe da Clinica Medical Plástica e Estética por mais de cinco anos. Tem experiência na área de saúde coletiva, clínica cirúrgica, estética e estratégia de saúde da família. Como pesquisadora, atuando principalmente no seguinte tema: PN-PIC Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares / Acupuntura , Promoção da Saúde em Estética e Saúde Ambiental.

Mestrado em Avaliação pela Fundação Cesgranrio (2012).
Pós Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Dermato Funcional pela
Universidade Castelo Branco (2000). Graduação em fisioterapia pela
Universidade Castelo Branco (1999) e graduação em Formação Pedagógica
de Docentes Ciência e Biologia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005).
Atualmente é professora e supervisora de estágio horista da Faculdade
Bezerra de Araújo. Membro do colegiado e do NDE da Faculdade
Bezerra de Araújo desde 2013.