Geral:
Promover o conhecimento sobre a utilização dos medicamentos, suas indicações terapêuticas e toxicologia para fins de promoção da melhoria da qualidade de vida da população.

Específico:
Formar Farmacêuticos Especialistas, capazes de participar ativamente da equipe de saúde, de maneira a promover, restaurar e manter a saúde das pessoas, através da promoção do uso racional de medicamentos, com a garantia de uma proteção adequada contra os riscos inerentes ao uso de medicamentos, com o acolhimento humanizado e a provisão de serviços seguros e efetivos que melhorem os benefícios da Farmacoterapia e que atenda a Resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013, que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências, do Conselho Federal de Farmácia.

Bases Filosóficas e Conceituais da Atenção Farmacêutica
Bases Clínicas para o Desenvolvimento da Atenção Farmacêutica
Bases Farmacocinéticas, Farmacodinâmicas e Farmacoterapêuticas para o Exercício da Atenção Farmacêutica
Bases Humanísticas necessárias ao Atendimento Farmacêutico
Bases Epidemiológicas, Metodológicas, Éticas e Legais da Prática Clínica Farmacêutica
Bases Fitoterápicas, Nutracêuticas e Dermocosméticos da Prática Clínica Farmacêutica
Bases Farmacológicas da Atenção Farmacêutica:
Bases Farmacológicas e Farmacoterapêuticas
Trabalho de Conclusão de Curso

Estudantes de Graduação em Farmácia no último período e Profissionais com Registro no Conselho Regional de Farmácia.

Inicio

16/09/2017

Tipo de Curso

Presencial

Duração

18 meses
420 horas

Coordenador(a) do Curso

Profª Msc. Érica Velloso & Profª Msc. Renata Macedo

minicurrículo

Possui Graduação em Farmácia  (1999) e Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio Janeiro (2002). Atuou como farmacêutica no Hospital Geral do Andaraí e na Policlínica Carlos Alberto Nascimento (2008-2009). Possui experiência em Farmácia ambulatorial e hospitalar. Docente no curso de Farmácia da Faculdade Bezerra de Araújo desde 2003 e Coordenadora da Graduação em Farmácia na mesma Instituição desde 2014. Possui aperfeiçoamento em Gestão em Saúde pela  Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2005) além de Capacitação Técnica em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pela Associação de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (AECIHERJ).

Possui mestrado (2014) em Farmacologia e Química Medicinal pela Universidade Federal  do Rio de Janeiro, Especialização em Química e Toxicologia Forense pela Universidade Castelo Branco (2012), Especialização em Farmacologia clínica pela Universidade Estácio de Sá (2017), graduação em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2010). Trabalhou como bolsista pesquisador de bancada PIBITI/CNPQ no Instituto Tecnológico de Fármacos – Farmanguinhos- Fio Cruz (2008-2015). Atualmente atua como docente na Faculdade Bezerra de Araújo onde também desenvolve o trabalho de acompanhamento farmacoterapêutico como professora supervisora no projeto de Atenção Farmacêutica na Clínica Médica FABA (2017). Além disso, tem responsabilidade técnica em  farmácia comercial onde também desenvolve e aplica a Atenção Farmacêutica.