Geral:
Proporcionar aos discentes o domínio de bases conceituais, científicas e tecnológicas que fundamentam as ações do profissional especialista na atenção oncológica. Desenvolver conhecimentos na área da enfermagem oncológica para atuação junto à equipe de saúde em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

Específicos:

1- Conhecer os aspectos epidemiológicos da doença, assim como as técnicas científicas e administrativas na área de oncologia;2- Saber como aplicar os programas de prevenção e tratamento do câncer na Enfermagem;

3- Saber atuar multidisciplinarmente diante das necessidades dos doentes e seus familiares no âmbito biopsicossocial; 4- Atuar no processo de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de doentes com câncer; 5- Conhecer e atuar na promoção da melhoria da qualidade de vida dos doentes com câncer em seus aspectos físicos, instrumentais, técnicos, sociais e espirituais; 6- Sistematizar o cuidado da assistência de Enfermagem junto ao paciente com câncer e seus familiares nos ambientes hospitalar/clinicas e domiciliar; 7- Participar do planejamento e gestão dos serviços de oncologia em nível ambulatorial e hospitalar. 8- Desenvolver ações de busca ativa objetivando o diagnóstico precoce do câncer, bem como desenvolver processos educativos conforme identificação das necessidades do indivíduo, da família e da comunidade.

Profissionais graduados ligados a área da saúde ou áreas afins portadores de Diploma de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado, quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

Inicio

16/09/2017

Tipo de Curso

Presencial

Duração

20 meses
495 horas

Coordenador(a) do Curso

Prof. Msc. Samuel Queiroz & Profª Msc. Karla Souza

minicurrículo

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO-2001). Pós-Graduação em Promoção da Saúde, com ênfase em PSF pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2003). Pós-Graduação em Docência do Ensino Médio pelo Instituto A Vez do Mestre – Cândido Mendes, (IAVM-2010). Mestranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ – turma 2016.2). É Coordenadora do Técnico em Enfermagem no Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo – Unidade Campo Grande. Atua como Docente no Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo para Técnico de Enfermagem. No campo acadêmico, atua como colaboradora do Projeto de Extensão “Nutrir Esperança – Monitoramento do estado nutricional do pré-escolar de baixa renda assistido por uma Obra Social da Zona Oeste –R.J.” da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA/RJ). No campo social, atua como Vice-Presidente da Obra Social Balthazar – Casa da Esperança, na Comunidade de Nova Sepetiba em Santa Cruz/R.J., atuando como Coordenadora do Projeto “Escola Viva”.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2008).
Pós-Graduação em Proteção Radilógica e Segurança de Fontes Radioativas pelo
IRD/CNEN/IAEA (2011). Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ – (2012).
Supervisor de Proteção Radiológica em Aceleradores de Partículas, AC-0086.
Tem experiência como professor na área de Física das radiações e efeitos biológicos,
com ênfase em Proteção Radiológica, Desintegração Nuclear, Radioatividade,
Equipamentos de Produção de Raios-x e Qualidade de Imagem. Supervisor de Proteção
Radiológica – NUCTECH e Acelétron Irradiação Industrial.