Objetivo Geral:
Capacitar profissionais que atuam na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva, oferecendo o ensino sobre as legislações específicas, fundamentos de bioética, métodos de gestão de setores e aplicação de suas atividades junto à equipe multiprofissional e ao paciente crítico.

Objetivos Específicos:
Construir conhecimentos específicos acerca da Fisioterapia em Terapia Intensiva
Capacitar o profissional a atender às necessidades do mercado de trabalho nas Unidades Hospitalares;
Estimular no Fisioterapeuta com atuação em Terapia intensiva um espírito profissional observador e crítico capaz de desenvolver estudos de realidade, pesquisa e educação continuada;
Promover o conhecimento e atualização sobre a mecânica ventilatória e o suporte ventilatório invasivo , não invasivo e suas repercussões;
Possibilitar que os alunos desenvolvam conhecimentos específicos a fim de realizar avaliações cinético-funcionais em pacientes críticos e compreender a importância da abordagem preventiva e intervencionista à partir das possíveis alterações osteomioarticulares causadas pela internação prolongada.

Profissionais Graduados na área de Fisioterapia

Projeto de Pesquisa e TCC
Anatomia e Fisiologia Respiratória e Cardíaca
Avaliação do Paciente à Beira do Leito
Farmacologia Aplicada à Terapia Intensiva
Ventilação Mecânica Básica
Monitorização Ventilatória e Hemodinâmica
Ventilação Mecânica em Situações Especiais
Utilizando os Recursos do Ventilador Mecânico
Fisioterapia Pneumofuncional Intra Hospitalar
Fisioterapia Cardiovascular em Terapia Intensiva
Fisioterapia em Neuro Intensivismo
Tópicos Especiais em Pediatria
Ventilação Não Invasiva
Fisioterapia em Emergências
Funcionalidade e Mobilização Precoce na UTI
Desmame Ventilatório e Extubação
Exames Complementares
Exames de Imagem na Terapia Intensiva
Cuidados Paliativos na Terapia Intensiva
Inicio
09/02/2019
Tipo de Curso
Presencial
Duração
Carga Horária Total: 400 horas
Aula Teórica: 240 horas

Coordenador(a) do Curso

Prof. Msc. Francisco Salustiano
Prof. Fisioterapeuta. Mariel Patricio

minicurrículo

 Possui graduação em FISIOTERAPIA pela FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE (1996) e em DIREITO pela UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA (2010). MESTRADO em CIÊNCIAS PEDAGÓGICAS pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (2004). MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL NA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA (2015). Pós-graduado (ESPECIALIZAÇÃO), em Anatomia Humana e Biomecânica na UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. Pós-graduado (ESPECIALIZAÇÃO), em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na FIOCRUZ. Pós-graduado (ESPECIALIZAÇÃO), em DOCÊNCIA SUPERIOR na UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES. Pós-graduado (ESPECIALIZAÇÃO) em DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL, na UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA. Pós-graduando (ESPECIALIZAÇÃO) em DIREITO MILITAR pela UNIVERSIDADE CÃNDIDO MENDES. Formação em ACUPUNTURA pelo INSTITUTO HOLOSAPIENS. Diretor do Departamento de Perícia Judicial e Extrajudicial em Fisioterapia da ASSOCIAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Mariel Patricio Fisioterapeuta e Professor Universitário. Pós Graduado em Fisioterapia Respiratória e UTI , Fisioterapeuta do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Docente da Universidade Estácio de Sá, Coordenador da Clínica Escola de Fisioterapia FISIOIGUAÇU, Primeiro Secretário da Associação de Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ) Coordenador do Departamento de Fisioterapia em Emergências da AFERJ e Coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia em Emergências do CREFITO 2.